Thursday, May 24, 2007

37 semanas e 2 dias


"El Mundo Nace Al Ritmo del Corazón", Naoli Vinaver http://www.nacimientonatural.com/


Sábado, dia 12 de Maio de 2007. Não dormi quase nada. Andei toda a noite e madrugada como uma barata tonta, de um lado para o outro, a preparar a mala.

Está tudo pronto. Eu estou pronta.

Recapitulo mentalmente os sinais a que devo estar atenta para sair de casa em direcção ao hospital: diminuição dos movimentos fetais (segundo os médicos há um número minímo de movimentos fetais que se deve sentir no espaço de 12 horas; eu nunca liguei a isso, confiei sempre no meu instinto ou entrava em paranóia a contar movimentos fetais); as "águas rebentarem"; uma hemorragia vaginal igual ou superior à menstruação; contracções fortes e regulares (2 a 3 em cada 10 minutos, com a duração de pelo menos 30/45 segundos).

É quase meio-dia, as contracções não evoluem.
Está na altura de falar com a minha Doula, a Magda.
Tínhamos marcado um encontro para a próxima segunda-feira, seria talvez o último encontro antes do parto. Falar sobre o parto mais pormenorizadamente, fazer um plano de parto e ver outros partos (alguns vídeos) - o objectivo deste encontro, que não chegará a acontecer, pois o Gaspar resolveu dar sinais da sua graça mais cedo que o previsto.

A Magda chega a minha casa a seguir ao almoço. Está tudo calmo. Eu estou calma, à espera, relaxadamente. E assim ficamos até ao cair da noite. Eu, a Doula, a minha mãe, a Zé e a Marta. Tudo se mantém, não há alterações significativas. A Magda vai para casa ver o filhote dela. Ficamos a contar que tudo se adiantasse ainda durante a noite ou madrugada.

Entretanto, durante a tarde, vimos um DVD realizado por Naoli Vinaver, uma parteira mexicana. Fotografias e vídeos de partos assistidos por Naoli Vinaver. Imagens fortes, poderosas e encorajadoras.

Preparamos também o PLANO de PARTO, que deverá ser entregue ao pessoal que vai assistir ao parto no hospital.

A primeira vez que ouvi falar das Doulas foi na RTP2, numa entrevista a duas Doulas. Fiquei encantada com as Doulas e com a assistência que proporcionavam às mamãs na altura do parto. Inclusive mostraram um vídeo de um parto assistido por uma Doula. Lindo! Lindo! Não tinha nada a ver com a imagem vulgarizada do parto no hospital, com sangue, dor e instrumentos medonhos e esterilizados.

Na altura fixei o nome - Doulas, para quando e se tivesse um filhote pudesse recorrer a esse apoio.E assim foi, mal soube da existência do Gasparzito tratei de procurar uma Doula (http://www.doulasdeportugal.org).

"O que faz uma doula?

Durante a gravidez
Acompanha a grávida durante a gestação através de apoio emocional, esclarecimento de dúvidas, procura de informação; ajuda a planear e desmistificar o trabalho de parto e o pós-parto, transmitindo sempre uma visão positiva desta etapa na vida da mulher.

Durante o Trabalho de Parto
No trabalho de parto, a doula está ao lado da mãe, criando uma esfera de protecção e confiança, que facilita a progressão do trabalho de parto. A doula poderá propor medidas de conforto como duche ou banho, massagens, relaxamento, respiração profunda, ou poderá simplesmente estar ao lado da mãe, segurando a sua mão, garantindo uma atenção contínua. A doula apoia também o pai e mostra como ele poderá ser útil.
Quando no hospital, a doula é a única profissional que garante assistência personalizada e contínua à parturiente, funcionando também como um elo de ligação entre a equipa de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares visando sempre proteger a experiência emocional do parto para o casal.

No Pós-Parto ou Puerpério
A doula também presta serviços no pós-parto, nomeadamente no que respeita ao bem-estar da mãe, aos cuidados a ter com o recém-nascido, ajuda na amamentação, adaptação da família a um novo elemento."
- em http://www.doulasdeportugal.org/pt/faqs

Finalmente tenho sono, muito sono, vou descansar.

No comments: